O Pokémon Rangers ou Guardiões, protegem o equilíbrio do Mundo Pokémon, assim eles fazem com que os Pokémons e seres Humanos vivem em perfeita Harmonia.
Eles têm várias bases onde eles trabalham como se fossem missões de polícia, mas somente por Pokémon.

Pokémon só pode ter um companheiro que pode ajudar e manter o equilíbrio usando um objeto chamado de coletor que usá-lo para outros Pokémon obedecê-los, mas eles devem libertá-los e não pode usá-los para a luta ou qualquer outra causa que ajuda.

Para o Rangers obter alta classificação para cada missão que tem seus líderes que enviou para fazer missões e deve ser respeitado ou se.
Pode ser usado para capturar Pokémon com o receptor para usar a chamada PokéAsistencia, que consiste em fazer o Pokémon capturado ataque ou use um curso justo e quadrado.


Há alguns Pokémon a ser capturado em uma maneira particular como Deoxys que só pode ser captada em sua forma normal.
Os professores também são Ranger procurando maneiras de melhorar o grabber para capturar mais rápido, incluindo:
Professor de Gobi, o líder de todos os Rangers.

Como há sempre alguém tentando roubar os planos dos outros, o "contrário" do Rangers são chamados Team Go-Rock. Tentando roubar o receptor para capturar todos os Pokemon possíveis e, assim, dominar o mundo, além do famoso caçador de J (Em um Episodio de Diammond Pearl, bem na parte que Ash lutava contra Equipe Galatic a casadora J caiu em um redemoinho algo parecido - depois de ser atacada por um dos Lendarios de Sinnoh, não sei confirma se ela morreu ou foi para em outra dimenção)

Uma parte da equipe de rock-Go, existe um outro grupo chamado Team Pocalux criminal. Esses criminosos controlar as mentes de Pokémon com as máquinas que emitem ondas sonoras que vão loucos para o Pokémon que ouvem, exceto os de Pokémon Ranger.